♦ VIA Rail Canada anuncia retomada

Mesmo com a possibilidade de mudanças necessárias, devido ao impacto de vários fatores relacionados ao andamento da pandemia, alguns serviços da VIA Rail Canada voltam, mas com restrições

Texto: Vertebratta

A rota entre Vancouver e Toronto, a mais longa operada pela VIA Rail Canada, retoma dia 17 de maio com uma saída diária partindo de cada direção, mas com restrições na oferta de acomodações e circulação no trem. A linha Corredor, que tem maior fluxo de passageiros e atende as principais cidades entre as Províncias de Ontário e do Quebec, continua o atendimento com todos os protocolos de segurança.


The Canadian
  • O reinício do serviço do trem The Canadian, está previsto para dia 17 de maio de 2021. A rota, que une Vancouver e Toronto, terá uma única partida semanal em cada direção, conforme descrição abaixo:
    • Trem #2 / Segunda-feira / Saída / Vancouver a Toronto / começando dia 17 de Maio de 2021.
    • Trem #1 / Domingo / Toronto a Vancouver / começando dia 23 de Maio de 2021.
    • Este cronograma está confirmado até 15 de Julho de 2021outras saídas durante este período foram canceladas (valendo em 17 de Maio de 2021)
    • A atualização sobre serviços após 15 de Julho de 2021 será disponibilizada assim que possível.
  • O serviço no The Canadian será oferecido nas classes Econômica & Sleeper Plus (acomodação somente em Cabine para um e Cabine para dois. Leitos individuais fora de cabine não estão permitidos) sem acesso aos vagões com domo de vidro e lounges. Saiba mais sobre este trem em Toronto a Vancouver – The Canadian | VIA Rail
  • A classe de luxo, Prestige, está suspensa até 15 de Setembro de 2021
  • O serviço atualmente disponível entre Vancouver e Winnipeg continuará operando até dia 17 de Maio de 2021.

The Ocean
  • A suspensão temporária dos serviços do trem The Ocean, que faz a rota Montreal – Halifax, continua.

The Skeena (Prince Rupert/Jasper)
  • Continua com uma saída por semana, em cada direção, apenas em Classe Econômica, sem classe turística.
Churchill/Winnipeg
  • Apenas o serviço da Classe Econômica, sem a classe Sleeper Plus até 15 de Setembro de 2021.

The Corridor
  • Na linha Corredor, que une as principais cidades entre Ontário e Quebec, os trens continuam com saídas e capacidade flutuantes enquanto houver pandemia. Para informações atualizadas, por favor cheque os cronogramas diariamente com seu agente de viagens.

Cancelamentos/Mudanças
  • Consulte condições sobre reembolsos de reserva existentes com seu agente de viagens. As reservas existentes para saídas canceladas serão automaticamente canceladas e reembolsadas pela VIA ao comprador direto, sem penalidades. Para reservas em trens que continuam a operar com base nas mudanças acima, as operadoras e agentes de turismo devem consultar seus passageiros sobre suas intenções de viagem. Qualquer mudança feita por uma operadora de turismo será possível sem penalidades até dia 15 de setembro de 2021. 
  • Se uma taxa de serviço estiver indicada antes do cancelamento em uma reserva on line, por favor não proceda e contate o serviço de atendimento da VIA Rail no Canadá para completar o cancelamento manualmente, evitando assim qualquer taxa, em inglês ou francês, em service@viarail.ca
Para mais informações sobre o plano da VIA de ação e resposta à COVID, por favor visite

 


Em casa com a VIA

A VIA Rail Canada disponibiliza on line, para visualização em 360º, as cabines e vagões de vários trens de suas rotas. Para utilizar este recurso é necessário ter o Flash Player habilitado no browser de navegação de computadores ou habilitá-lo em celulares Androids. A navegação é melhor em desktops. 

#VaideTrem
#VaideVIA
#ExtraordinarioCanada

The Corridor
Corredor Cidade do Quebec – Windsor
O sistema do Corredor une as principais cidades entre Ontário e Quebec. E além de ser prático, é o melhor jeito de chegar ao centro delas. De Windsor, os trens passam por Toronto, Ottawa, Montreal e chegam até a Cidade do Quebec. Oferecem wi-fi e, na classe executiva, refeições a bordo*. 
Classes: Executiva e Econômica.

Vagões virtuais do Corredor
Business Class vagão novo
Business vagão LRC
Busines Class vagão Stainless Steel
Classe Econômica

The Canadian
Toronto – Vancouver
Esta rota atravessa, em quatro dias, cinco províncias do Canadá, o segundo maior país do mundo: Ontário, Manitoba, Saskatchewan, Alberta e British Columbia. Sai do centro de uma cidade (Vancouver ou Toronto) e percorre pradarias, a região dos lagos e suas cidades pitorescas até os picos cobertos de neve das majestosas Montanhas Rochosas. Este trem também pode ser comprado em trechos.
Classes: Prestige, Sleeper Plus (com três tipos de acomodação) e Econômica.*

Vagões virtuais do The Canadian
Vagão Manor
Vagão Chateau
Vagão Skyline
Vagão Restaurante
Vagão Park
Vagão Panorama

The Ocean
Montreal – Halifax
O Oceano sai no fim tarde de Montreal e serpenteia pelas colinas Montérégie, onde luzes distantes marcam as pequenas cidades do trajeto. No amanhecer do próximo dia, o trem desce a costa da Baia de Chaleurs, logo chegando em Moncton, para depois seguir para Halifax, onde a cultura escocesa repousa nas casas e pubs locais. São aproximadamente 22hs de viagem. O The Ocean possui serviço de refeições, wi-fi em um dos carros e vagão restaurante. Classes: Sleeper Plus (com dois tipos de cabine: com e sem chuveiro) e Econômica.*

 
* Checar atualizações para mais informações sobre o plano da VIA de ação e resposta à COVID, por favor visite

Sobre a VIA Rail Canada
 A VIA Rail Canada é o serviço nacional de transporte ferroviário de passageiros do Canadá, a VIA Rail (viarail.ca) e todos os seus funcionários atendem nos dois idiomas oficiais do país, o francês e o inglês. A VIA Rail opera trens interurbanos, regionais e intercontinentais que conectam mais de 400 comunidades em todo o Canadá, cerca de 180 comunidades por meio de parcerias intermodais e transportou com segurança mais de 5 milhões de passageiros em 2019. A Corporação recebeu cinco Prêmios de Segurança e três Prêmios Ambientais pela Associação Ferroviária do Canadá, desde 2007. Para mais informações visite: https://www.viarail.ca/

Publicado por

Paulo Mancha

Jornalista especializado em turismo, foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 50 reportagens internacionais e, em 2012 e 2014, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo. Comentarista esportivo do canal ESPN, Paulo decidiu unir neste blog as duas paixões: viagens e esportes.