♦ Quarentena: receitas de Valle Nevado

Resort chileno sugere uma deliciosa combinação de empanadas e bebidas para o “happy hour” no isolamento

Texto: B4T Com

A quarentena continua e, com ela, a criatividade para manter os próximos dias mais agradáveis dentro de casa. Para o Valle Nevado, resort de esqui e snowboard localizado perto de Santiago, no Chile, o entretenimento e o lazer não podem parar mesmo na quarentena. A variedade de experiências torna-se ainda mais atrativa quando pensamos que o inverno está se aproximando e, com ele, queremos mais opções saborosas para compor a nossa mesa e esquentar a temperatura. Pensando nisso, o Valle nos traz uma receita prática para fazer um prato muito comum no Chile, juntamente com duas sugestões de bebidas, especialmente para aquecer os corações neste período: deliciosas empanadas chilenas, o drink Pisco Sour e também vinhos com a uva Carménère, a mais emblemática do país. Que tal? Confira a seguir o passo a passo.

 

Empanadas

Ingredientes para massa:

– ½ kg de farinha de trigo
– ½ xícara de água quente
– 1 colher (sopa) de banha ou margarina sem sal
– ½ colher (chá) de sal
– 2 ovos
– ½ colher (sopa) fermento em pó

Ingredientes para recheio:

– 400 g de carne bovina picada ou em cubos
– 3 cebolas picadas
– 1 xícara de passas
– 3 dentes de alho picados bem fininhos
– 50 ml de azeite extra virgem
– 1 colher (sopa) rasa de orégano
– 1 xícara de cheiro verde picado bem fininho
– 3 ovos cozidos e picados
– 12 azeitonas sem caroço

Para pincelar:
– 1 gema de ovo batida com ½ copo de água fria

Modo de preparo do recheio:

Refogue a carne primeiro sem os temperos para que a água contida nela evapore. O recheio com muita água pode fazer a massa se romper. Prepare em uma frigideira o tempero da carne, refogando no azeite o alho, a cebola, o orégano e sal. Adicione a carne refogada e deixe o recheio ficar apurado. Adicione o cheiro verde e deixe mais um minuto no fogo. Coloque o recheio na geladeira para esfriar enquanto faz a massa.

Modo de preparo da massa:

Junte os ingredientes da massa, com as mãos, e misture bem até formar uma massa homogênea e desgrudar das mãos. Depois, abra-a com um rolo ou garrafa deixando-a bem fina com 2 ou 3 mm. Com a parte superior de um pote, corte a massa em círculos de 10 ou 12 cm de diâmetro. Molhe as bordas da massa com dedo umedecido de água com gema, coloque o recheio de carne no centro, adicione uns pedaços de ovo picado e uma ou duas azeitonas. Feche bem a massa com a ponta dos dedos, pincele com a gema misturada com a água e leve ao forno médio (pré-aquecido a 180 graus) por cerca de 20 minutos ou até a parte superior da empanada ficar dourada.


Pisco Sour

Muito difundido no Chile, o Pisco é uma bebida destilada feita à base de uva, com elevado teor alcoólico, que pode ser tomado puro ou em um drinque como o Pisco Sour, típico da gastronomia daquele país. A receita rende dois drinques, ideal para tomar em dupla.

– 100 ml de Pisco
– 100 ml de suco de limão
– 3 colheres (sopa) de açúcar
– 1 clara de ovo
– 15 cubos de gelo (ou mais, conforme o gosto)

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por um minuto. Distribua em copos para drinques e sirva com decoração de rodelas de limão.


Vinho Carménère

Vinho chileno também é uma boa pedida para um drinque no fim de tarde. A uva mais emblemática naquele país é a Carménère, de origem francesa, mas que se adaptou muito bem no solo do Chile. É muito fácil encontrar um vinho com esta cepa em supermercados, mercearias e lojas de bebidas e geralmente vem escrito o nome dela no rótulo. Esta casta resulta num vinho rico de aroma e sabores, em tom cereja escuro com notas de café e chocolate, e um ligeiro toque de pimenta. Muito interessante. Vale a pena se servir de uma taça e se lembrar dos bons momentos no Valle.


Sobre o Valle Nevado – principal resort de esqui da América do Sul, com a maior quantidade e variedade de pistas, o mais moderno sistema de teleféricos, opções fora-de-pista e heli-ski. Está localizado a apenas 90 minutos do Aeroporto Internacional de Santiago, no Chile, e a mais de 3 mil metros de altitude, na espetacular Cordilheira dos Andes, a segunda cadeia de montanhas mais alta do mundo. O Valle Nevado é a base de três hotéis confortáveis e modernos. Apartamentos independentes em condomínios também estão disponíveis. O complexo Valle Nevado oferece aos hóspedes uma experiência completa, incluindo boutiques, restaurantes, spa e fitness center, cinema, biblioteca, bares e lounges, um bar com música ao vivo, centro de entretenimento esportivo e vistas deslumbrantes da magnífica Cordilheira em todas as direções.

Acompanhe: vallenevado.com/pt | Facebook | Instagram | Twitter | Vimeo

Publicado por

Paulo Mancha

Jornalista especializado em turismo, foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 40 reportagens internacionais e, em 2012 e 2014, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo. Comentarista esportivo do canal ESPN, Paulo decidiu unir neste blog as duas paixões: viagens e esportes.