♦ Agitos de Eilat (Israel)

O destino praiano israelense ainda é pouco conhecido pelos brasileiros, mas oferece atividades no deserto e no mar, além trilhas, bicicleta, flutuações e golfinhos

Texto: Edelman

O Ministério do Turismo de Israel divulgou a programação especial de inverno de Eilat, cidade mais ao sul de Israel e ao norte do Mar Vermelho, um balneário paradisíaco que ainda é pouco conhecido pelos brasileiros. Apesar do Brasil ser o 13º mercado do destino, com cerca de 82 mil turistas, os brasileiros ainda se concentram em Jerusalém, Tel Aviv e região do Mar Morto.

Durante o inverno, Eilat é o destino escolhido por muitos israelenses e europeus, já que ostenta cerca de 360 dias de sol por ano! A temperatura média da água durante o inverno é de 21ºC e, em terra, o clima costuma variar entre 10 e 27ºC entre novembro e março. O turista também encontra praias maravilhosas, peixes raros, belos corais, uma variedade de comida israelense exótica e a combinação de deserto e mar.

No período, a cidade recebe diversos festivais, inclusive gratuitos, e promove diversas atividades. Para aumentar a diversão, carrinhos de cerveja ficam dispostos no passeio público oferecendo um copo de cerveja e um cachorro-quente por NIS 10 (cerca de R$ 10).

Temporada de Festivais

Winter Sun Festival vai de novembro a abril e tem, todos os dias, atividades gratuitas, como performances acrobáticas, sessão de yoga na praia, dança e aulas de escultura de balão.

A música ganha espaço com o Chamber Music Festival, que tem concertos de músicos de primeira linha do mundo todo. O Wine Festival traz vinhos de boutiques de Eilat e do Deserto de Negev com pratos feitos por chefs locais em ambientes desérticos, além de música, workshops e degustações. No fim do mês, o passeio público ganha vida com estátuas vivas, palhaços, acrobatas, aliens, performers em skates, dançarinos e performances teatrais no Eilat Street Theater Festival.

No começo do inverno, no fim do ano, outras atividades ligadas ao corpo, como o International Yoga Festival e seu aprendizado sobre a yoga e a International Desert Marathon para os que gostam de correr tomam conta de Eilat. A maratona começa no deserto e termina na costa do Mar Vermelho, incluindo uma viagem pelas Montanhas de Eilat, que rodeiam a cidade, com cores espetaculares de área e pontos turísticos de tirar o fôlego.

Os temas dos festivais que acontecem no inverno de Eilat são diversos: Instagram, guitarra, música eletrônica, esportes, grafitti, gastronômico e até de observação de pássaros.

Atividades durante o ano todo

Trilha no Red Canyon: o cânion de paredes de arenito vermelho fica 20km ao norte de Eilat e a trilha inclui visitas a riachos e cachoeiras. Indicado para famílias e entusiastas de trilhas.

Trilha de bicicleta no Timna Park: quem curte pedalar vai adorar esse parque montanhoso em uma trilha de bicicleta de 14km para toda família. No caminho, um lago escondido entre os penhascos íngremes do parque, com restaurantes ao redor. É possível alugar bicicleta no local.

Flutuação nos corais: as águas transparentes, os muitos peixes e corais em diversos formatos das praias de Eilat a tornam favorita entre os mergulhadores de Israel e outros países. O chão de pedra no fundo do mar é fértil para animais marinhos de vários tipos. A Costa do Coral, no litoral sul, é o único recife em Israel reconhecido como tesouro nacional.

Golfinhos: por mais de 30 anos, o Recife dos Golfinhos é considerado uma das atrações mais únicas de Israel. É o habitat natural de golfinhos e um destino de aventura para famílias e mergulhadores.

Compras pela cidade: nenhuma visita à Eilat acaba com mãos abanando porque os preços são muito mais baixos se comparado com outras partes de Israel, com 17% de isenção no IVA (VAT, no inglês). Inúmeras lojas oferecem produtos como smartphones e os últimos lançamentos de moda a preços bem mais baixos.

Day-trip para o Mar Morto e Jerusalém: é possível esticar a viagem tirando um dia para conhecer os tratamentos de saúde e bem-estar no Mar Morto, os passeios históricos e mercados de Jerusalém com lugares sagrados para as três maiores religiões monoteístas: judaísmo, islamismo e cristianismo.

Para mais informações sobre Eilat, visite o site oficial: https://eilat.city/en

Sobre o Ministério do Turismo de Israel no Brasil

Presente com escritórios internacionais em 13 países e no Brasil desde 2006 o Ministério do Turismo de Israel atua na construção de relacionamento com diversos públicos, com a missão de promover o conhecimento sobre o país e fomentar a curiosidade pelo destino. Sua atuação tem o objetivo de divulgar Israel no mercado local por meio de ações com entidades, comunidades, órgãos públicos, imprensa e indústria do turismo, com foco em segurança, religião, cultura, gastronomia, aventura, lifestyle, bem-estar e tecnologia, pilares que se somam à completa infraestrutura do país para o turismo. Para mais informações, acesse www.goisrael.com.br/

Publicado por

Paulo Mancha

Jornalista especializado em turismo, foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 40 reportagens internacionais e, em 2012 e 2014, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo. Comentarista esportivo do canal ESPN, Paulo decidiu unir neste blog as duas paixões: viagens e esportes.