♦ Viaje e faça seu próprio vinho!

Participar do processo de produção de um bom vinho é uma das novas atividades propostas pela Vinícola Matetic, no Chile

Texto: A.D. Comunicação

Visitar uma vinícola é uma experiência quase obrigatória durante viagens a certas regiões do Chile. E, claro, além de organizar degustações e visitas aos vinhedos e à fábrica, algumas delas têm uma gama de atividades maior. É o caso da Matetic, que oferece um contato mais amplo com a cultura local por meio de aulas de gastronomia e passeios, por exemplo.

Situado no Vale do Rosário – a 120 quilômetros de Santiago, capital chilena –, o empreendimento promove entre os visitantes um passeio pela sua horta orgânica e sustentável. Lá, os hóspedes escolhem seus próprios ingredientes e, orientados por um chef local, aprendem mais sobre a gastronomia do Chile colocando a mão na massa e ajudando a preparar receitas típicas, como a ‘pebre lebre chilena’. Para acompanhar o prato principal, recebem instruções também de como fazer e degustar o famoso pisco sour.

Outra atividade que utiliza a agricultura orgânica e biodinâmica da vinícola Matetic é a produção de vinho pelos próprios visitantes. Para começar, eles têm à disposição três variedades da linha Corralillo –Chardonnay, Pinot Noir e Syrah – para criar sua própria bebida de acordo com suas preferências. Tudo acompanhado por sommeliers que, no final da experiência, julgam o vinho vencedor.

Mais uma novidade da Matetic é mostrar aos visitantes o tradicional estilo de vida das fazendas do país. Nessa atividade didática e ativa, os turistas têm a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura do cavalo chileno demonstrada pelos huasos, nome dado aos cavaleiros locais.

Além disso, há atividades como trekking, cavalgadas e passeios de bicicleta em tours organizados pela vinícola em seus 9 mil hectares de extensão. O restaurante do local, batizado de Equilíbrio, também é parada obrigatória e oferece uma culinária que combina tradição e inovação. Para descansar, a opção é o hotel La Casona, que possui apartamentos com vista privilegiada para os vinhedos.

Mais informações podem ser obtidas em www.matetic.com, no telefone (+56) 2 2611-1520, no e-mail reservas@mateticwg.com ou com os principais operadores e agências de turismo brasileiros.

Publicado por

Paulo Mancha

Jornalista especializado em turismo, foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 40 reportagens internacionais e, em 2012 e 2014, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo. Comentarista esportivo do canal ESPN, Paulo decidiu unir neste blog as duas paixões: viagens e esportes.