♦ Julho especial na Serra da Bocaina

Picos e cachoeiras para relaxar e se desconectar do corre-corre diário… Essa é a proposta da agencia de ecoturismo MW Trekking para o Parque Nacional da Serra da Bocaina nas férias

Texto: A³ Comunicação

Com 104 mil hectares, o Parque Nacional da Serra da Bocaina é uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e é o maior parque nacional da região Sudeste. É no Parque Nacional da Serra da Bocaina que está o maior pico do Estado de São Paulo, o Pico Tira Chapéu, localizado a 2.088 metros de onde é possível avistar as cidades do Vale do Paraíba, toda cordilheira da Serra da Mantiqueira e a baía de Paraty. 

O parque possui uma das maiores biodiversidades onde vale a observação de toda sua flora e fauna. É o local onde se podem ver os famosos cogumelos azul e vermelho. Estima-se que 60% da vegetação é composta por mata nativa e o restante foi regenerada há 30 anos. Cerca de 300 espécies de pássaros foram registradas e a mata é ainda habitat de várias espécies de cobras e insetos além de macacos, tatu e onça. 

E é nesta exuberante natureza que a agência especializada em ecoturismo, a MW Trekking, com sede em São José do Barreiro (SP), cidade portal do parque, realiza diversos roteiros para se conectar com a natureza. São Trekkings, banhos de cachoeira, cicloturismo, off road, camping selvagem e até trilhas com duração de 3 dias. São roteiros que cabem em qualquer bolso e estilo do aventureiro. 

Para as férias de julho a agência elaborou seis diferentes roteiros dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina e em seu entorno com hospedagem na Pousada Recanto da Floresta. São atividades saudáveis com trekking pelas trilhas e cachoeiras com classificação de roteiros Aventura para os veteranos e o Light para os iniciantes. Os roteiros sempre têm acompanhamento de guias especializados e biólogos que explicam sobre a biodiversidade da floresta. 

Programação de Julho 

Cachoeira do Bracuí – Dias 13 e 14 

Este roteiro de um final de semana é chamado de Aventura e Visual e visita a maior e mais bela cachoeira da Serra da Bocaina, localizada na cidade de Bananal. Os participantes farão trekking na Trilha da Mata, uma floresta de cambuís com troncos retorcidos e banhos de cachoeiras. O passeio ainda conta com caminhada de 3km até a cachoeira do Mimoso de onde é possível apreciar a vista da baia de Angra dos Reis e Mirante do Mar.O roteiro é finalizado com almoço com trutas no Restaurante Chez Bruna, no alto da Serra da Bocaina!

 

Trilha do Ouro Express – 2 dias – Dias 20 e 21

 

Conhecida trilha que sai de São José do Barreiro até a praia de Mambucaba, Angra dos Reis é um roteiro especialmente organizado para pessoas que, embora não disponham de muito tempo, desejam conhecer esta belíssima trilha. A Trilha do Ouro é uma das mais famosas travessias brasileiras que corta o coração do Parque Nacional da Serra da Bocaina, construída de pedras colocadas por escravos nos fins do século XVIII. Inicialmente usada apenas pelos Índios Guaianazes, posteriormente, pelo leito de pedras da Trilha do Ouro passaram as tropas carregadas com o ouro mineiro contrabandeado e, posteriormente, com o café valeparaibano Hoje é usada pelos “mochileiros” aventureiros que se atrevem a desbravar este maravilhoso mundo da floresta, caminhando por belíssimas paisagens durante dois ou três dias.

 

Camping Selvagem –  Dias 26, 27 e 28 

O Pico Guardião da Cidade de São José do Barreiro, do alto dos 2050m, do Pico da Bacia, se tem uma vista belíssima dos Campos da Bocaina, da Represa do Funil, da cidade de São José do Barreiro, Resende, Itatiaia, Cruzeiro e muitas outras cidades plantadas nos Mares de Morros do Vale do Paraíba. O local é um verdadeiro show de visual de montanha que aos poucos vai se descortinando no decorrer da caminhada.

Neste roteiro o participante fará uma caminhada de 7 km até o Pico da Bacia, onde montará sua barraca. Observar o pôr do sol no alto pico é algo indescritível. Logo em seguida, como “brasas vivas jogadas no chão” as cidades do Vale do Paraíba acendem, deixando um rastro de luz às margens da Via Dutra e bem aos pés de quem está muito alto na montanha apenas observando.   O espetáculo da natureza se encerra em grande estilo com o nascer do sol; onde raios dourados invadem a escuridão enchendo de calor e vida tudo à nossa volta, num verdadeiro abraço da natureza presenteando quem se permitiu se aventurar nesta programação.


A MW Trekking realiza também roteiros de um dia para quem está de passagem pela cidade. São eles: Trekkings aos Picos da Bacia e Tira Chapeu, cachoeira do Bonito. 

Informações, preços e detalhes de cada roteiro acessar: www.mwtrekking.com.br

Publicado por

Paulo Mancha

Jornalista especializado em turismo, foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 40 reportagens internacionais e, em 2012 e 2014, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo. Comentarista esportivo do canal ESPN, Paulo decidiu unir neste blog as duas paixões: viagens e esportes.