♦ KLM: serviço de aviso via WhatsApp

O “Family Updates” permite que o passageiro crie um grupo com amigos e familiares no aplicativo; funcionalidade informará seus membros sobre o status do voo

Texto: Edelman

A KLM acaba de lançar o serviço “Family Updates”, que são atualizações da viagem enviadas para um grupo no WhatsApp. O novo serviço permite que os passageiros iniciem o grupo pelo aplicativo de mensagens para manter amigos e familiares informados e atualizados sobre o status do seu voo.

Os passageiros da KLM que receberem seu cartão de embarque via WhatsApp receberão um convite para usar este serviço, gratuitamente. A companhia enviará uma mensagem para os amigos e familiares dos passageiros participantes assim que o voo tiver partido. Imediatamente após o desembarque – mesmo antes de o passageiro ter Wi-Fi ou roaming de dados – eles receberão outra notificação. Se um voo atrasar, os membros do grupo também serão informados. Além dessas mensagens automatizadas proativas, os membros do grupo também podem perguntar à KLM sobre o progresso do voo. Com este serviço, a KLM quer facilitar a jornada de seus passageiros e espera tranquilizar as famílias e amigos.

A KLM é a primeira companhia aérea a oferecer um serviço para clientes e suas pessoas mais próximas via WhatsApp. Atualmente, só está disponível em inglês, mas a companhia está estudando a possibilidade de estender o serviço a outros canais e idiomas.

Inteligência Artificial e privacidade

A KLM usa Inteligência Artificial para entender as perguntas que recebe por meio de uma mensagem direcionada (@KLM) e não tem permissão para ler as mensagens que os membros do grupo enviam um ao outro. Depois de enviar a notificação de que o passageiro chegou ao seu destino, a KLM deixará o grupo, mas ele permanecerá ativo no WhatsApp para que os membros possam compartilhar fotos e atualizações da viagem. Todas as mensagens são protegidas pela criptografia de ponta a ponta do aplicativo de mensagens.

KLM no WhatsApp

A KLM está se comunicando por meio do WhatsApp desde setembro de 2017. Os clientes podem fazer perguntas a uma conta comercial da companhia no aplicativo. Quando solicitada, a companhia aérea também envia aos passageiros a confirmação da reserva, a notificação de check-in, os cartões de embarque e outras informações de voo. Via WhatsApp, a KLM envia mais de 10.000 cartões de embarque por dia. A companhia ainda recebe cerca de 35.000 dúvidas e pedidos por meio de seus canais nas redes sociais semanalmente. Mais da metade entra pelo WhatsApp.

KLM nas redes sociais

A KLM é pioneira em serviços e campanhas de redes sociais desde 2009, com mais de 28 milhões de amigos e seguidores em diversas mídias sociais. Por meio desses canais, a KLM recebe mais de 180.000 mensagens por semana, das quais 35.000 são perguntas ou comentários. A maior equipe de mídia social do mundo, composta por 300 funcionários de serviço, responde às mensagens pessoalmente. A KLM oferece aos clientes suporte 24h, sete dias da semana no WhatsApp, Facebook Messenger, Twitter, WeChat e KakaoTalk, em holandês, inglês, português, alemão, espanhol, italiano, francês, chinês, japonês e coreano. A KLM foi a primeira companhia aérea do mundo a oferecer aos seus clientes documentos de voos e atualizações de status via WhatsApp, Messenger e Twitter. Além disso, foi a primeira companhia aérea ocidental a usar o canal chinês de mídia social WeChat.

Sobre a KLM

Há 99 anos, a KLM é pioneira no setor de transporte aéreo e é a companhia aérea mais antiga que ainda opera sob seu nome original. A KLM pretende ser a companhia aérea com mais foco no cliente, inovadora e eficiente, oferecendo um serviço confiável e produtos de alta qualidade na Europa.

A KLM transportou um recorde de 32,7 milhões de passageiros em 2017, oferecendo aos seus passageiros voos diretos para 165 destinos com uma frota moderna de mais de 160 aeronaves. A companhia aérea emprega uma força de trabalho de mais de 32.000 pessoas em todo o mundo. O Grupo KLM como um todo transportou mais de 41 milhões de passageiros em 2017. Além da KLM, o Grupo KLM inclui a KLM Cityhopper, Transavia e Martinair. A malha aérea da KLM conecta a Holanda com todas as principais regiões econômicas do mundo e é um poderoso motor impulsionando a economia da Holanda.

Grupo Air France-KLM

Desde a fusão em 2004, a KLM faz parte do Grupo Air France-KLM. Essa fusão deu origem a um dos principais grupos de companhias aéreas da Europa, com duas marcas fortes operando em dois grandes centros: o Aeroporto Schiphol de Amsterdã e o Charles de Gaulle de Paris. O grupo concentra-se em três atividades principais: transporte de passageiros e carga e manutenção de aeronaves. Juntas, as duas companhias aéreas transportam quase 100 milhões de passageiros por ano.

A KLM também é membro da SkyTeam Alliance global, que possui 20 companhias aéreas associadas e uma malha aérea conjunta de 1074 destinos em 177 países.

Para mais informações sobre a KLM, acesse KLM.comKLM NewsroomFacebookTwitter e o Blog.

KLM no Brasil

Rio de Janeiro: 7 voos semanais
São Paulo: 7 voos semanais
Fortaleza: 3 voos semanais (4 voos semanais a partir de 2 de abril de 2019)

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Publicado por

Paulo Mancha

Jornalista especializado em turismo, foi editor chefe da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Terra e Próxima Viagem. Desde 2003, fez mais de 25 reportagens internacionais e, em 2012, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Reportagem da Comissão Europeia de Turismo. Comentarista esportivo do canal ESPN, Paulo decidiu unir neste blog as duas paixões: viagens e esportes.